Still Processing (2020)

STILL PROCESSING

Direção: Sophy Romvari

Ano: 2020

País de origem: Canadá

    Texto escrito por Matheus C. Fontes

    "Há algumas coisas que não podem ser ditas em voz alta." Eu sou uma pessoa que tenho muitos problemas em expressar sentimentos. Às vezes, a vida nos leva por caminhos que fazem com que tenhamos medo de olhar pelo retrovisor e enxergar o passado, principalmente momentos tristes. No entanto, até mesmo lembranças felizes são deixadas para trás por medo de que possam despertar nossos piores traumas. 

    A cineasta canadense Sophy Romvari recebe, de seus pais, caixas cheias de fotos de quando ela e seus irmãos eram crianças. Fotos que foram guardadas por seus progenitores durante alguns anos sem que ninguém as olhasse. O motivo é a dor, o trauma: dois irmãos de Romvari faleceram e deixaram uma ferida aberta nos corações dos familiares, agora impossibilitados de revisitar o passado, com medo dos sentimentos que as memórias possam despertar. Esse curta-metragem é um grande exemplo de como o Cinema é capaz de transformar histórias tão pessoais em estudos universais da condição humana.

    A montagem é muito bem utilizada ao cortar para planos bem curtos (milissegundos) das fotos, logo após a cineasta ter tido a experiência de abrir as caixas, destacando como é quase impossível que esqueçamos lembranças tão fortes depois de rememorá-las. Em uma cena onde Romvari mostra vídeos da infância para seu irmão Ben, a fotografia torna tudo em volta do computador preto, fazendo com que a tela pareça uma janela para o passado (ou uma rápida olhada pelo retrovisor). Neste mesmo momento, o design de som toma a inteligente decisão de colocar eco e tirar os agudos do áudio do vídeo, conferindo um aspecto de aparente distância física e temporal, já que nossas memórias são exatamente assim: um passado distante que ainda ecoa no nosso presente.

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE TORONTO 2020

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capitu e o Capítulo (2021)

Mangrove (2020)

Oscar 2022: Apostas para as Nomeações