Melhores Filmes e Séries de 2021

Memoria (2021) | MUBI
Memoria (Apichatpong Weerathakul)

    Embora 2021 ainda tenha carregado grande parte do caos provocado pela pandemia no ano anterior, é impossível negar a qualidade dos filmes trazidos ao público por grandes autores já consagrados por incríveis filmografias, como Pedro Almodóvar, Paul Verhoeven, Júlio Bressane e Jane Campion. Porém, também foi um ano de empolgantes descobertas. Uma diretora francesa tornou-se a segunda mulher a vencer a Palma de Ouro em Cannes com seu segundo longa-metragem, enquanto sua jovem compatriota conquistou o Leão de Ouro em Veneza. Sem dúvidas, as mulheres atrás das câmeras tiveram um ano histórico, o qual já teve início com a vitória de Chloé Zhao na cerimônia do Oscar, tornando-se a segunda diretora a vencer a estatueta da categoria.

    Se estamos falando de nomes que se destacaram em 2021, é inevitável citar o japonês Ryusuke Hamaguchi. Ele iniciou o ano levando para casa o Grande Prêmio do Júri em Berlim com Roda do Destino, uma coleção de três histórias sobre relacionamentos amorosos e o que eles deixam em cada um após seu fim, mas com um controle narrativo e formal muito único. No entanto, apenas alguns meses depois, o diretor presenteou o público na Riviera Francesa com outro dos milagres do ano na Sétima Arte. Drive My Car é a adaptação de uma história curta escrita por Haruki Murakami e transformada em um épico de 3 horas de duração sobre luto, performance, conexões humanas e a própria arte.

    Desde as profundezas do desconhecido em Il Buco até os túneis secretos do Rio de Janeiro em Subterrânea, nenhum filme encarou tanto o abismo quanto Annette, o retorno do francês Leos Carax depois de 9 anos de hiato. O personagem de Adam Driver encara a câmera no plano final e implora para que paremos de encarar sua tragédia, uma vida artificial transformada em espetáculo na cidade da fama. Outra personagem que também lida bastante com a era das imagens, seja na tela da televisão, do cinema ou dos celulares, é a protagonista do nova longa de Bruno Dumont, interpretada com perfeição pela grande intérprete do ano. Léa Seydoux é a atriz que melhor entende o papel de sua profissão, que não é simplesmente ser o mais realista possível, mas se entregar ao tipo de encenação proposto pelo autor da obra.

    Entretanto, nada feito no audiovisual neste último ano pode ser comparado com a nova obra-prima do tailandês Apichatpong Weerasethakul. Filmando pela primeira vez fora de seu país, o diretor encontrou na Colômbia um ambiente que guarda muitas semelhanças com sua terra natal. Desta forma, ele permanece como o grande nome do slow cinema no século XXI e mantém grande parte dos temas centrais e das convenções estilísticas de sua filmografia. Sem poder continuar explorando os mitos da cultura tailandesa, Memoria é provavelmente o trabalho mais universal do autor, uma viagem pela história da humanidade através da imagem e do som. É, portanto, o melhor uso dos elementos que constituem o cinema e a experiência mais transcendental que tive a oportunidade de viver em 2021.

    Abaixo estão os meus filmes e séries favoritos do ano que passou, ordenados em ordem de preferência, além de algumas menções honrosas em ordem alfabética.


Annette (Leos Carax)

FILMES

1. Memoria (Colômbia/Tailândia)
2. Annette (França)
3. Il Buco (Itália)
4. Drive My Car (Japão)
5. Pathos Ethos Logos (Portugal)
6. Limbo (Hong Kong)
7. Roda do Destino (Japão)
8. Matrix Resurrections (EUA)
9. As Coisas que Dizemos, as Coisas que Fazemos (França)
10. In Front of Your Face (Coreia do Sul)

Menções honrosas (em ordem alfabética): Ahed's Knee (Israel); Ataque dos Cães (Nova Zelândia); Capitu e o Capítulo (Brasil); Não Haverá Mais Noite (França); What Do We See When We Look At The Sky? (Geórgia); Zeros e Uns (EUA).


Succession (HBO)

SÉRIES/MINISSÉRIES

1. Succession (Temp 3)
2. Missa da Meia-Noite
3. Only Murders in the Building (Temp 1)
4. ODDTAXI
5. Mare of Easttown
6. Servant (Temp 2)
7. The Underground Railroad
8. The White Lotus (Temp 1)
9. Cenas de um Casamento (remake)
10. Generation

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capitu e o Capítulo (2021)

Mangrove (2020)

Oscar 2022: Apostas para as Nomeações