Melhores Filmes e Séries de 2020

A Metamorfose dos Pássaros (Portugal Film)

    Depois de um dos anos mais perturbadores da nossa história recente, a esperança que nos restou era a de que pudéssemos começar 2021 em um certo retorno à "normalidade", mas não foi o que aconteceu. No dia anterior à data de publicação deste texto, o Brasil alcançou 2841 mortes em um período de 24 horas, uma tragédia alimentada por uma parte insensível da população e por um governo liderado por genocidas. Diante de tudo isso, não foi fácil encontrar forças para se dedicar ao que nos faz bem. No entanto, gostaria de destacar a importância desempenhada pelo cinema na minha vida nos últimos meses.

    Em um período em que nada parecia fazer sentido algum, foram os filmes que me fizeram enxergar além dos muros nos quais eu estava aprisionado. Ao mesmo tempo que fui privado de ter uma experiência de catarse coletiva em uma sala escura e diante de imagens gigantes, a tela da minha televisão tornou-se uma janela para lugares e tempos nos quais eu não podia viver. Não estou falando apenas de ficção científica ou fantasia, mas de coisas que pareciam banais antes da pandemia. Lovers Rock me fez sentir o calor humano e a magia do encontro entre corpos que só querem se tocar, se beijar, dançar e cantar aquela música que nos leva para uma outra dimensão.

    Com as salas dos exibidores fechadas, as plataformas de streaming  remodelaram a forma como os filmes são distribuídos e assistidos. Como tudo na vida, essas mudanças trouxeram consequências positivas e negativas. Sem as possibilidades trazidas por empresas como Netflix, Amazon e Mubi, provavelmente teríamos passado todo esse tempo sem obter acesso a lançamentos. Ao mesmo tempo, a redução da janela de exclusividade dos filmes nas salas de cinema pode ter morrido para sempre, acarretando mais uma "morte" da Sétima Arte. Esta não é a primeira e não será a última. Continuaremos tendo acesso à experiência coletiva dentro da escuridão e da imersão dos cinemas, mas é importante nos perguntarmos o que mais virá daí.

    Acredito que o acesso não será mais o mesmo. Cresci em uma cidade do interior do Piauí, onde não havia cinema até 2016, o que me faz enxergar as mudanças recentes com olhos diferentes comparado com quem mora nas grandes metrópoles. Nestas cidades, nunca faltará a oportunidade de ver um filme no cinema, porém, no interior dos estados não é a mesma coisa. Eu consegui realizar o sonho de ter salas de exibição na minha sala, mas a grande maioria dos brasileiros ainda precisam permanecer sonhando. Com a provável queda de procura por esses espaços, grande parte dos municípios do nosso país nunca irão alcançar a tão sonhada abertura de um cinema em sua região.

    Entretanto, mesmo em um ano tão desastroso para a história humana e para a própria Arte, o Cinema manteve-se vivo, de uma forma ou de outra. Grandes festivais tradicionais migraram para o modelo online e permitiu um acesso muito maior à cultura e possibilitou pessoas que, assim como eu, sempre foram privadas de viver a experiência de passar dias contínuos consumindo o melhor da produção cinematográfica mundial. É por causa dessa felicidade proporcionada pela magia do audiovisual que eu decidi criar estas listas. Elas são de cunho altamente pessoal, mas são um reflexo da qualidade do que é produzido hoje.

Sertânia (Bretz Filmes)

FILMES

1. A Metamorfose dos Pássaros (Portugal)
2. Sertânia (Brasil)
3. Minari (EUA)
4. Agente Duplo (Chile)
5. Estou pensando em acabar com tudo (EUA)
6. Lovers Rock (Reino Unido)
7. Cabeça de Nêgo (Brasil)
8. Nunca Raramente Às Vezes Sempre (EUA/Reino Unido)
9. Nomadland (EUA)
10. First Cow (EUA)

We Are Who We Are (HBO)

SÉRIES / MINISSÉRIES

1. We Are Who We Are (Temp 1)
2. I May Destroy You
3. Small Axe
4. O Gambito da Rainha
5. Lovecraft Country (Temp 1)
6. The Good Place (Temp 4)
7. Fargo (Temp 4)
8. The Crown (Temp 4)
9. Ozark (Temp 3)
10. O Mandaloriano (Temp 2)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capitu e o Capítulo (2021)

Mangrove (2020)

Oscar 2022: Apostas para as Nomeações