Oscar 2021 - Apostas para os vencedores


    Após meses de especulações e apostas, um dos momentos mais aguardados do ano para a comunidade cinéfila finalmente está chegando. Domingo (25), acontece a premiação de maior visibilidade no mundo inteiro, esse ano bem diferente do habitual devido à pandemia do novo coronavírus. Quando estávamos comemorando a vitória de Parasita na última cerimônia, não imaginávamos que, semanas depois, seríamos assolados por um dos maiores desastres de saúde da história.

    Um ano em que tudo mudou, inclusive para o cinema, e foi o motivo de tantos adiamentos de filmes, o que acabou transformando a lista de indicados desse ano. Nada de grandes nomes, nem grandes orçamentos, muito menos grandes bilheterias. O cinema independente conseguiu um destaque nas premiações televisionadas em uma proporção nunca antes vista. Se isso vai significar uma mudança permanente no panorama das indicações nas principais categorias, isso só saberemos nos próximos anos, embora seja difícil manter essa esperança. De qualquer forma, vamos aproveitar a premiação desse ano e torcer para que as semanas vindouras tragam notícias bem melhores do que as do ano passado.

    Vale ressaltar que esse exercício de prever os vencedores do Oscar nada mais é do que um hobby, sem nenhuma pretensão maior do que entretenimento. Além disso, a própria existência de bolões de apostas indica que não se trata de um prêmio entregue apenas pela qualidade dos projetos, mas sim pelo investimento pesado que as distribuidoras fazem na campanha publicitária de seus filmes. Eu gosto de ressaltar esse detalhe porque muitos erroneamente associam o Oscar com qualidade, quando não é este exatamente o caso. Enfim, vamos às minhas apostas e escolhas pessoais.


MELHOR FILME

Bela Vingança
Judas e o Messias Negro
Mank
Meu Pai
Minari
Nomadland
O Som do Silêncio
Os 7 de Chicago

Vai vencer: Nomadland
Seria meu voto: Minari
Seria minha última opção: Bela Vingança

MELHOR DIREÇÃO

Chloé Zhao (Nomadland)
David Fincher (Mank)
Emerald Fennell (Bela Vingança)
Lee Isaac Chung (Minari)
Thomas Vinterberg (Druk)

Vai vencer: Chloé Zhao
Seria meu voto: Chloé Zhao
Seria minha última opção: Emerald Fennell

MELHOR ATRIZ

Andra Day (The United States vs. Billie Holiday)
Carey Mulligan (Bela Vingança)
Frances McDormand (Nomadland)
Vanessa Kirby (Pieces of a Woman)
Viola Davis (A Voz Suprema do Blues)

Vai vencer: Carey Mulligan (mas não ficaria surpresa com nenhum resultado diferente)
Seria meu voto: Frances McDormand
Seria minha última opção: Andra Day

MELHOR ATOR

Anthony Hopkins (Meu Pai)
Chadwick Boseman (A Voz Suprema do Blues)
Gary Oldman (Mank)
Riz Ahmed (O Som do Silêncio)
Steven Yeun (Minari)

Vai vencer: Chadwick Boseman (Anthony Hopkins pode surpreender)
Seria meu voto: Anthony Hopkins
Seria minha última opção: Gary Oldman

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

Bela Vingança
Judas e o Messias Negro
Minari
O Som do Silêncio
Os 7 de Chicago

Vai vencer: Bela Vingança
Seria meu voto: Minari
Seria minha última opção: Os 7 de Chicago

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

Borat: Fita de Cinema Seguinte
Meu Pai
Nomadland
O Tigre Branco
Uma Noite em Miami...

Vai vencer: Meu Pai (ou Nomadland)
Seria meu voto: Meu Pai
Seria minha última opção: O Tigre Branco

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Amanda Seyfried (Mank)
Glenn Close (Era uma vez um Sonho)
Maria Bakalova (Borat: Fita de Cinema Seguinte)
Olivia Colman (Meu Pai)
Yuh-Jung Youn (Minari)

Vai vencer: Yuh-Jung Youn
Seria meu voto: Yuh-Jung Youn
Seria minha última opção: Glenn Close

MELHOR ATOR COADJUVANTE

Daniel Kaluuya (Judas e o Messias Negro)
LaKeith Stanfield (Judas e o Messias Negro)
Leslie Odom, Jr. (Uma Noite em Miami...)
Paul Raci (O Som do Silêncio)
Sacha Baron Cohen (Os 7 de Chicago)

Vai vencer: Daniel Kaluuya
Seria meu voto: Daniel Kaluuya
Seria minha última opção: Paul Raci

MELHOR FOTOGRAFIA

Judas e o Messias Negro
Mank
Nomadland
Os 7 de Chicago
Relatos do Mundo

Vai vencer: Nomadland
Seria meu voto: Nomadland
Seria minha última opção: Os 7 de Chicago

MELHOR DISIGN DE PRODUÇÃO

A Voz Suprema do Blues
Mank
Meu Pai
Relatos do Mundo
Tenet

Vai vencer: Mank
Seria meu voto: Meu pai
Seria minha última opção: A Voz Suprema do Blues

MELHOR FIGURINO

A Voz Suprema do Blues
Emma
Mank
Mulan
Pinóquio

Vai vencer: A Voz Suprema do Blues
Seria meu voto: Mank
Seria minha última opção: Pinóquio

MELHOR CABELO E MAQUIAGEM

A Voz Suprema do Blues
Emma
Era uma vez um sonho
Mank
Pinóquio

Vai vencer: A Voz Suprema do Blues
Seria meu voto: Pinóquio
Seria minha última opção: Era uma vez um sonho

MELHOR EDIÇÃO

Bela Vingança
Meu Pai
Nomadland
O Som do Silêncio
Os 7 de Chicago

Vai vencer: O Som do Silêncio (embora Os 7 de Chicago tenha se fortalecido ao vencer no sindicato)
Seria meu voto: Meu Pai
Seria minha última opção: Bela Vingança

MELHOR SOM

Greyhound
Mank
O Som do Silêncio
Relatos do Mundo
Soul

Vai vencer: O Som do Silêncio
Seria meu voto: O Som do Silêncio
Seria minha última opção: Greyhound

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL

Destacamento Blood
Mank
Minari
Relatos do Mundo
Soul

Vai vencer: Soul
Seria meu voto: Soul
Seria minha última opção: Destacamento Blood

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

Fight for You (Judas e o Messias Negro)
Hear My Voice (Os 7 de Chicago)
Husavik (Festival Eurovision da Canção)
Io Si (Rosa e Momo)
Speak Now (Uma Noite em Miami...)

Vai vencer: Speak Now
Seria meu voto: Speak Now
Seria minha última opção: Hear My Voice

MELHORES EFEITOS VISUAIS

Amor e Monstros
Mulan
O Céu da Meia-Noite
O Grande Ivan
Tenet

Vai vencer: Tenet
Seria meu voto: Tenet
Seria minha última opção: O Céu da Meia-Noite

MELHOR ANIMAÇÃO

A Caminho da Lua
Dois Irmãos
Shaun, o Carneiro: O Filme - A Fazendo contra-ataca
Soul
Wolfwalkers

Vai vencer: Soul
Seria meu voto: Soul
Seria minha última opção: A Caminho da Lua

MELHOR DOCUMENTÁRIO

Agente Duplo
Collective
Crip Camp
Professor Polvo
Time

Vai vencer: Professor Polvo
Seria meu voto: Agente Duplo
Seria minha última opção: Professor Polvo

MELHOR FILME INTERNACIONAL

Another Round (Dinamarca)
Better Days (Hong Kong)
Collective (Romênia)
Quo Vadis, Aida? (Bósnia e Herzegovina)
The Man Who Sold His Skin (Tunísia)

Vai vencer: Another Round
Seria meu voto: Quo Vadis, Aida?
Seria minha última opção: The Man Who Sold His Skin

MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO

Burrow
Genius Loci
Opera
Se Algo Acontecer... Te Amo
Yes-People

Vai vencer: Se Algo Acontecer... Te Amo
Seria meu voto: Opera
Seria minha última opção: Yes-People

MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO

A Concerto is a Conversation
Colette
Do Not Split
Hunger Ward
Uma Canção para Latasha

Vai vencer: Uma Canção para Latasha
Seria meu voto: Do Not Split
Seria minha última opção: Colette

MELHOR CURTA-METRAGEM LIVE ACTION

Feeling Through
The Letter Room
The Present
Two Distant Strangers
White Eye

Vai vencer: The Letter Room
Seria meu voto: White Eye
Seria minha última opção: Two Distant Strangers

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capitu e o Capítulo (2021)

Mangrove (2020)

Oscar 2022: Apostas para as Nomeações